Primeiros socorros – Avulsão dentária

Nos casos de traumatismos dentários em que o dente sai completamente da boca da criança o tratamento variará dependendo se o dente é de leite ou permanente.

Nos casos de dentes de leite raros casos podem ser indicados para reimplante, ou seja, geralmente a melhor opção será um aparelho com um dente artificial até o aparecimento do dente permanente.

Entretanto, quando o dente avulsionado é permanente, o tratamento ideal é o reimplante imediato do dente, ou seja, os pais, ou a própria criança podem relocar o dente no seu lugar de origem segurando somente pela coroa do dente e após lavá-lo em água corrente por 10 segundos. Caso a criança e sua família não se sintam seguros para realizar o reimplante, a orientação é de colocar o dente um copo ou recipiente com leite, soro fisiológico ou saliva e se dirigir imediatamente a um serviço de urgência odontológico para que o dentista reimplante o dente.

“Nunca colocar o dente em água do filtro ou de torneira.”

O sucesso deste tratamento é maior se dente for reimplantado nos primeiros minutos, diminuindo bastante após 1 hora. Entretanto o reimplante mesmo tardio deve ser estimulado, pois mesmo com um prognóstico ruim para a permanência do dente, isso pode favorecer as condições futuras para um implante.

Tenha sempre a mão um telefone de um serviço de urgência odontológica ou do seu dentista para receber orientações e realizar os primeiros socorros ainda no local do acidente.

Para saber mais baixe o app no Google Play ou App Store:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.iadtapp.toothsos&hl=en_US

https://apps.apple.com/gb/app/toothsos/id1368359249?ign-mpt=uo%3D4