Orientação para os pais em um atendimento de urgência

O INESPERADO

Seu filho, sua filha está brincando em um parquinho, numa quadra, dentro de casa, na escola, no clube, andando de bicicleta, patins, brincando na piscina e de repente acontece um acidente. Susto, choro, dor, medo, desespero são sentimentos que podem surgir.

AS PRIORIDADES
Um acidente envolvendo os dentes, mas que teve uma pancada forte na cabeça, seguida de desmaio, dor de cabeça, dificuldade para andar e segurar coisas, vômito, convulsão;  esta criança deve ser levada imediatamente a um hospital para avaliação médica  e só após sua alta será encaminhada a um serviço de urgência odontológica.

Quando o acidente envolver apenas os dentes, os pais devem procurar por um serviço de urgência odontológica, de preferência que tenha um profissional especialista em crianças (odontopediatra).

OS PAIS DEVEM FAZER
Chegando ao serviço de urgência odontológica a família precisa preparar a criança para o atendimento de urgência, mantendo-se calmos para tranquilizar a criança. Dizendo a ela que eles estão ali para que o dentista possa ajuda-los a cuidar do machucado e que tudo ficará bem. A família deverá informar onde, como e porque aconteceu o acidente.  Informar  também sobre a saúde da criança, alergias, se está fazendo algum tratamento médico, se já teve outros casos de traumatismos dentários.

O QUE O DENTISTA VAI FAZER
O dentista necessitará examinará a boca da criança e posteriormente realizará o exame radiográfico para o diagnóstico. Nos casos de crianças menores ou sem condições de colaboração os pais precisarão ajudar segurando carinhosamente a criança para realização destes exames.

Feito o diagnóstico uma proposta de tratamento será apresentada aos pais, e estando de acordo o dentista irá preparar-se para o tratamento, que em crianças menores necessitarão novamente do apoio e contenção carinhosa de seus pais. Nos casos de traumatismos em dentes decíduos na maioria das vezes não há necessidades de procedimentos invasivos. Mas nos casos envolvendo dentes permanentes os tratamentos costumam ser mais complexos. Se o caso for de avulsão, quando o dente permanente sai completamente da boca, o tempo que o dente ficar fora do seu local de origem vai determinar o sucesso do tratamento. Assista nosso vídeo especialmente para este caso.

FINALIZANDO O ATENDIMENTO
Terminado o tratamento, o dentista orientará a família sobre aspectos de dieta, higiene, medicamentos e outros cuidados para os dias seguintes. Qualquer dúvida que a família tiver deverá ser esclarecida, de preferência no momento ou por telefone rapidamente.

IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO
Uma consulta de retorno geralmente é realizada uma semana após o traumatismo para o dentista avaliar a evolução do caso.  Outras consultas de acompanhamento geralmente são necessárias dependendo do tipo de traumatismo diagnosticado.

A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO IMEDIATO
É muito importante que os pais saibam que o atendimento de urgência nas primeiras horas após o acidente aumenta as chances de um correto diagnóstico e naturalmente o sucesso do tratamento.